Meu Twitter: TORAHTWITT

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ALGUMAS NOTAS SOBRE A PARASHÁ 3: LECH LECHÁ

Parashá 3/ ano 5774: Lech Lechá – Saia



 

Bereshit 12: 1- 17:27.

Haftará: Yeshayahu (Isaías) 40:27-41: 16

Por: Vivian Cristina de Almeida Lopes
 

Houve um descendente de Noach chamado Avram. Noach gerou a Shem, e Avram foi o nono depois de Shem, isto é, exatamente o décimo na linha descendente de Noach. Na linha direta, os 10 nomes são: Noach, Shem, Arfaxad, Shelach, Eber, Peleg, Reú, Serug, Terá, Avram. Com certeza, seria um bom exercício verificar os significados também nessa linha direta, como fizemos na parashá 1, BERESHIT.

 

O nome desta Parashá, lech lechá, é como começa a fala de YHWH a Avram: “saia de seus pais, afaste-se de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que Eu mostrarei a você.” (Bereshit[Gênesis] 12:1, [BJC]). Numa tradução mais literal, fica assim [ATI]: “ E disse YHWH a Abrão: vai por ti desde a tua terra, e desde o teu lugar de nascimento, e desde a casa de o teu pai para a terra que te mostrarei.
Observação: o texto bíblico faz uso do Nome Próprio do Eterno, quando relata que Ele falou com Avram.

 

Não sei de que forma O altíssimo falou com Avram: se sonho ou por outra maneira; mas Ele o mandou sair, ir! Flávio Josefo relata que Avram foi um sábio, citado por outros historiadores antigos, profundo conhecedor da astronomia e que inclusive ensinou essa ciência aos egípcios. Avram morava no atual Iraque, e segundo os relatos de Josefo, ele era diferente de todo o seu povo, pois acreditava em um único Deus, e teria sido expulso por isso do meio deles. Por esse relato, podemos dizer que Avram era uma pessoa incompreendida nesse lugar, uma mente avançada em tanta ignorância. Com certeza não lhe devia fazer bem morar naquele lugar. A Bíblia não nos diz esse contexto, mas fala da intervenção direta do Criador na vida de Avram: Ele lhe manda: sai!

 

Então, O Próprio Criador dos Céus e da Terra, O Eterno, a quem Avram temia, faz uma aliança com Avram! Ele lhe promete 4 coisas:

1-      Fazer de Avram uma grande nação;

2-      Abençoar Avram e fazer o nome de Avram grande;

3-      Abençoar quem abençoar Avram, e amaldiçoar quem amaldiçoar Avram;

4-      Por intermédio de Avram, abençoar TODAS as famílias da Terra.

 

E a Bíblia é clara: “Então, Avram partiu, como YHWH lhe disse”. É notável nesse homem Avram sua pronta obediência, não só nesse relato, mas em toda a sua vida.

 

Deus cumpriu Suas promessas a Avram? Vejamos: (com algumas ideias de [1])

1-      De Avram descendem os judeus; mesmo que espalhados por toda a Terra, eles se mantiveram como judeus, como a nação judaica. Veja bem claro que a promessa é “UMA grande nação”. Não é no plural. No capítulo 13, YHWH diz a Avram que, “caso alguém possa contar as partículas de pó sobre a Terra, então seus descendentes poderão ser enumerados”. Olha, isso é a Palavra do Eterno, não é um coisa figurada! Cada grão de terra desse planeta, terra da qual o homem foi formado, é um marco de cada descendente de Avram! Eu diria que no futuro, isso aqui vai ser o planeta ISRAEL! Não é incrível? Nem mesmo um único grão de areia, foi feito por acaso! E essa promessa é tão literal quanto ampla, porque, POR CAUSA DESSA ALIANÇA, através de um judeu chamado Yeshua, gerado pelo Espírito do Altíssimo, que nós cremos pelo cumprimento exato das Escrituras que Ele É O Mashiach, todos que O recebem através da aliança de sangue, sangue literal que Ele derramou como o sacrifício do Cordeiro, passam a serem habitados pelo Espírito do Eterno e portanto, transformados por Ele em nova criação, e assim, também se tornam filhos de Avram e portanto, herdeiros de todas as promessas. Isso nada tem de coisa humana, é poder de Deus! E mais: Deus escolheu Avram, cujo nome significa: “PAI exaltado”.

2-      Avram não ficou apenas rico: ficou riquíssimo! Por causa da bênção de YHWH sobre ele! O mesmo é estendido para os descendentes de Avram: Isaque e Jacó se tornaram muito ricos, e nos céus, infinitamente mais ricos! Isso vale para todos os descendentes de Avram! Tem o selo do Eterno: eles serão abençoados, os olhos do Eterno estarão continuamente sobre eles! No mais, Avram viveu a tantos milênios, e nós estamos falando nele agora, e seu nome consta na Sagrada Escritura com louvor: o nome de Avram foi tornado grande, muito mais do que Avram poderia imaginar em sua vida aqui, e será para sempre e mais ainda, pois os filhos do Altíssimo não foram criados para morrer, mas para viverem para sempre. Avram: “pai EXALTADO”!

3-      A bênção da proteção. Avram foi protegido do Eterno! Por onde Avram andou, ele foi guardado do mal- e ainda, riquezas foram transferidas para ele. O Eterno ainda lhe disse isso claramente, em uma visão. Bereshit 15: 1: “(...) Não tema, Avram. Sou Seu Protetor; sua recompensa será muito grande”. Observe algo muito importante: dizer “Avram”, é falar da sua casa, isto é, sua descendência! Tanto Avram, como Isaque, Jacó e os demais, foram protegidos. Onde estão os que vociferaram ódio contra a nação de Israel no passado? Que quiseram extermina-lo? Eles passaram- tantos reinos! Mas Israel permanece! Onde está hitler? Mas Israel permanece! Olhe a Guerra dos Seus Dias, em 1967: Israel em pequeno número contra os árabes em grande número: foi uma das maiores vitórias militares da história humana. O grande aliado de Israel foram os Estados Unidos: e se tornou uma nação extremamente próspera, abençoada. Recentemente, o ditador da Venezuela, Hugo Chavez, vociferou: “do fundo das minhas víceras, maldito seja Israel!”. Dois anos depois, ele estava morto, com suas víceras apodrecidas por uma doença que lhe foi fatal. E brotou nele, exatamente quando ele pronunciou essas palavras, que você pode conferir em muitos vídeos no portal digital You Tube (por exemplo, verbete: hugo chavez amaldiçoa Israel).

4-      Essa promessa só pode ser entendida na sua plenitude, através do Mashiach, que vem pela descendência de Avram. Deus instituiu um sinal no corpo, a B´rit Milá, a circuncisão (veja o nome hebraico: significa aliança!) no órgão reprodutor masculino, marcando para sempre a linhagem de onde viria O Mashiach. De Avram saiu a nação de Israel, diferente de todas as outras no mundo, pela pureza de como deveriam proceder, comer, etc., e dessa nação veio O Mashiach: pelo cumprimento exato de todas as muitas profecias, Ele É de fato, Yeshua de Nazaré: nunca foi Bar Kochba ou qualquer outro. Confira uma por uma!
      Somente O Espírito do Eterno tem o poder de converter “o coração dos pais aos    
      filhos, e dos filhos aos pais”. A benção da redenção através de Yeshua, e tudo o
      que ela traz junto, está disponível para todas as famílias da Terra. Ainda haverá
      um momento muito glorioso antes do último juízo na Terra profetizado por 
      Enoch. Ellen G. White escreveu: “A última obra de Cristo antes de depor Suas  
      vestes sacerdotais será apresentar a oração dos pais pelos filhos.  Vi um  
      poderoso anjo sair, e milhares de filhos se lembrarão da sua primeira 
      educação e serão trazidos de volta, justamente antes da graça terminar.” Enfim,  
      não é apenas para todas as nações, mas para todas as famílias, a célula-mater da
      sociedade. Observe como satanás tenta roubar essa bênção, tentando destruir não
      apenas as nações, mas as famílias, e a própria definição de família conforme  
      criada pelo Altíssimo.

 

Concluindo

 

Observamos que nesta parashá, existem muitas promessas de YHWH feitas a Avram. Um bom exercício é você destacá-las todas (pintando no texto, por exemplo). Não apenas nessa parashá, mas todas as promessas do Eterno, na Bíblia inteira! Deus fez a Avram promessas enormes, prometeu que Avram seria pai de uma grande nação, mas Avram não tinha filho nem filha algum, e assim ficou por quase sua vida inteira! Quando era humanamente impossível para ele e para sua querida esposa Sara, quando estavam bem idosos, então, O Eterno lhes deu o filho da promessa, Isaac!- assunto da próxima parashá! Observe que para isso acontecer, o corpo de Avram e de Sara tinha que mudar: a presença do Ruach HaKodesh, O Espírito de Deus, lhes alterou o DNA, literalmente!

 

É muito interessante como O Eterno Se aproxima de Avram, e o texto divinamente inspirado não está registrado como “Senhor”, mas pelo Nome do Altíssimo, nesses momentos de uma proximidade maravilhosa, de amizade! Deus quer amizade com o ser humano, Sua criação, amizade genuína como Ele, por isso tudo é absolutamente literal, mais literal do que imaginamos! Quando fugimos da literalidade, só vamos encontrar problemas, como Avram e Sara criaram, por interpretar mal a promessa do filho- e por que houve uma interpretação errada? Porque na verdade duvidou! No caso, não Avram, mas Sara, contudo ele cedeu à sugestão da esposa. Deus também Se revela a Avram, quando este tinha 99 anos e nada de ter um filho [BJC]: “ Sou El Shadday. Ande na Minha presença e tenha o coração puro” (Bereshit 17:1). Ou [ATI]: “ (...) e apareceu YHWH a Abrão e disse a ele: Eu Deus Shaddai, caminha perante Mim e sê íntegro.” A palavra “El”, por si só, significa “Deus”. Exemplos de nomes que a utilizam: Daniel, Miguel...Shaddai (שדי ), vem da raiz hebraica “shad” ( שד )[2]:  seio, mama. Significa então: O Deus da Fartura, O Deus Provedor, O Deus Sustentador, O Deus que Satisfaz. Também é considerada pertinente a tradução O Deus Todo-Poderoso. Eu fico com aquela de onde vem a raiz!

 

Veja a similaridade entre shaddai e Shad, nos caracteres hebraicos! No texto original, Shaddai não é com dois dálets (a letra do meio, “d”); a grafia mais apropriada é Shadai. O Nome do Eterno, O Tetragrama Sagrado, YHWH, começa com a letra hebraica iod, a última letra da palavra Shadai. Na nossa grafia, i, ou y, ou j. É como O Eterno colocar o Nome dEle em  Shad (seio), mas ANTES, Ele também colocou “El”. A mama de onde brota Deus mesmo, e a mama é ela própria, Deus mesmo! Agora veja a semelhança da forma da rocha e da mama. Séculos mais tarde, lembra do episódio de Moshe, que foi ordenado FALAR à rocha, mas bateu na mesma? (coisa pela qual, ele perdeu o direito de entrar na Terra Prometida) Da rocha brotou água, que saciou a nação inteira de Israel no deserto. O Eterno revela de Si em Sua Palavra, que Ele É a Rocha, na qual Davi se abrigou (Salmo 18). Ele É a água da Vida, Ele É a fonte a jorrar (“vós com alegria tirareis água da fonte da salvação”), enfim, Ele É tudo!

 

Também a primeira letra hebraica de Shadai, e de shad, é o shin, cuja pronúncia provoca um sopro. A idéia de vento. O Espírito de Deus é como o vento, e por muitas vezes Ele Se manifestou com vento. Ele concedeu vida ao homem, literalmente soprando sobre Adão. O Altíssimo fez todas as coisas pelo sopro da Sua boca: Sua Palavra É Sua Pessoa! Em Shavuot (olha o som de vento!), a festa hebraica conhecida em grego como pentecostes, veio o Espírito Santo de Deus sobre os seguidores de Yeshua que estavam orando, e a primeira manifestação foi: “ o som de um grande vento”. Antes disso, Yeshua, após Sua ressurreição, soprou sobre eles! Não foi uma coisa figurada, Ele soprou literalmente e disse que recebessem O Espírito Santo. Dias depois, Ele, O Ruach HaKodesh (o Nome evoca sopro!) viria numa manifestação maravilhosa!  

 

O sopro está no Nome Shadai, no começo dEle. É revelado ao homem pela primeira vez, para Avram, o amigo de Deus, e isso está registrado no livro dos começos, Bereshit. Deus vai começar a fazer algo em Avram e em Sara, que vai mudá-los para sempre! O sopro vai mudar inclusive seus nomes e se tornar parte de seus nomes; e por isso, são pais de multidões!

 

Referências:

[BJC]: Bíblia Judaica Completa. Ed. Vida.

[ATI]: Antigo Testamento Interlinear. Sociedade Bíblica do Brasil.

[1] The Call of Abrahm. Bibletruth.org.  http://bible-truth.org/GEN12.HTM Acesso em 11 de outubro de 2013.

[2] “Qual o Verdadeiro Sentido de Shaddai?” (verbete). Etimologista. Web site. 17 de junho de 2011. In: http://www.etimologista.com/2011/06/qual-o-verdadeiro-sentido-de-shaddai.html. Acesso em 11 de outubro de 2013.

 

Um comentário: